Skype: Associação Brasileira da Indústria e dos Produtores de Bambu e Fibras Naturais

Economia Verde
QUEM SOMOS
Em 2013 iniciava a jornada da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu - Aprobambu, e em 2021 assumimos, com um corpo técnico reconhecido nacionalmente, a missão de unir as fibras naturais do Brasil para apoiar e promover sua cadeia produtiva e sua cadeia de valor impulsionando negócios verdes e o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
Algodão orgânico, Bambu, Juta/ Malva, Seda, Sisal, Piaçava, Licuri,
Macaúba, Babaçu, Abacá, Curauá, Linho entre outros.
Algodão Orgânico
A produção de algodão orgânico no Brasil é realizada por agricultores familiares e concentra-se na região semiárida, nos estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais.
Os estados de Alagoas e Sergipe também estão produzindo, porém, suas áreas encontram-se em processo de transição.
A certificação do algodão orgânico é realizada por meio de auditoria, promovida por empresas privadas como o IBD Certificações e a Ecocert Brasil e por Sistemas Participativos de Garantia (SPG), regulamentados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Algumas empresas e associações de agricultores também trabalham com certificações internacionais como a Fair Trade e a Global Organic Textile Standard.
A produção de algodão orgânico da safra de 2019 no Brasil foi de 30 toneladas, numa área de 620 hectares, com cerca de 600 famílias envolvidas.


Bambu
A produção do bambu está presente em 250 municípios. Os 40 mil produtores rurais, em sua maioria de pequeno porte, são responsáveis pela produção de 400 mil toneladas, abastecendo 50 indústrias e uma cadeia estimada em 200 mil pessoas. sua produção está concentrada nos estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Acre, onde existe a maior reserva de bambu nativo do mundo, com 4,5 milhões de hectares.
Juta - Malva
A produção de juta e malva está presente em mais de 20 municípios, principalmente nos estados do Amazonas e Pará. São milhares de famílias, responsáveis pela produção de mais de 10 mil toneladas anuais.

Seda
A criação do Bicho da Seda está presente em 230 municípios. Os 7,5 mil produtores rurais são responsáveis por 3 mil ton de casulos que produzem 510 mil toneladas de seda alimentados por 4.600 hectares de amoreiras. O Vale da Seda no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul são os principais estados produtores.
Sisal
A produção de Sisal está presente em 125 municípios. Os 35 mil produtores rurais são responsáveis pela produção de 58 mil toneladas, abastecendo 14 indústrias e uma cadeia estimada de 50 mil pessoas. Sua produção está nos estados da Bahia e Paraíba.


Piaçava
A produção da Piaçava está presente em 25 municípios. Os 5 mil produtores rurais são responsáveis pela produção de 8,4 mil toneladas, abastecendo 4 indústrias e uma cadeia estimada em 7 mil pessoas. Sua produção está nos estados da Bahia e Sergipe.